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Há 60 anos, em 13 de fevereiro de 1965, Maria Bethânia, com
apenas 18 anos, fazia sua primeira apresentação no cenário musical brasileiro
ao substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro. Essa data,
mais do que uma simples estreia, se tornaria um marco na história da música
popular brasileira.
Lançado em 1964, no ano do golpe militar, Opinião foi um dos
primeiros espetáculos a desafiar o regime e a dar voz às músicas de protesto.
Dirigido por Augusto Boal e produzido pelo Teatro Arena, o musical abordava as
desigualdades sociais e contava com grandes nomes, como João do Vale, Zé Kéti e
Nara Leão, interpretando canções que denunciavam a opressão no Brasil.
A participação de Maria Bethânia, atualmente com 78 anos,
foi, sem dúvida, histórica. Com a saída de Nara Leão por motivos de saúde, a
jovem baiana chegou ao Rio de Janeiro e, imediatamente, se dirigiu ao teatro
para aprender as canções em tempo recorde. Sua estreia não passou despercebida:
ao interpretar a potente Carcará, que falava sobre a força do sertão e a
valentia da ave que a representava, Bethânia arrebatou o público.
A canção, que ficou marcada pela intensidade de sua
performance, permanece até hoje no repertório da artista. Embora, nos anos
seguintes, tenha se afastado de músicas como Carcará para focar em canções
românticas, a música nunca foi esquecida e continua a ser um marco em sua
carreira.
Bethânia já era conhecida no cenário musical baiano, onde
cantava ao lado do irmão Caetano Veloso e dos amigos Gilberto Gil, Tom Zé e Gal
Costa. Na época, ela ainda usava o nome Maria da Graça, mas a mudança para o
Rio de Janeiro mudaria sua trajetória. Assim como Gal Costa, que já havia sido
convidada para integrar o espetáculo Opinião, Bethânia encontrou na cidade a
oportunidade que transformaria sua vida e a colocaria em um dos palcos mais
importantes da música brasileira.
Além de sua enorme contribuição artística, a cantora se
tornaria também uma referência na luta contra a censura e a repressão durante a
ditadura militar, utilizando sua música como ferramenta de resistência.