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Um novo
estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mediu os
impactos dos genéricos no preço dos medicamentos. Os resultados mostram que,
quanto mais opções de um determinado medicamento são colocadas no
mercado, mais barato fica o produto. A queda pode chegar a mais de 50%.
Os genéricos
podem ser produzidos a partir do momento em que o chamado “medicamento de
referência” tem a patente quebrada, o que geralmente ocorre 20 anos após o
lançamento, ou antes, em alguns casos específicos. Os produtos têm a mesma
substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que o
chamado medicamento de referência.
Detalhes do
estudo foram destacados no site do Ipea nesta segunda-feira (10), quando se
completam 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que estabeleceu os medicamentos
genéricos no Brasil. De acordo com os resultados, com a entrada do primeiro
produto genérico no mercado, houve redução média de 20,8% nos preços mínimos. A
partir do terceiro, a economia é de cerca de 55,2%.
O estudo
também resultou em um artigo do livro
Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos, lançado pelo Ipea em novembro
do ano passado. A publicação digital está disponível gratuitamente aos
interessados. O artigo, intitulado Efeitos da entrada de genéricos no mercado
sobre o preço dos medicamentos, incluído como Capítulo 8, foi escrito pelo
pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha.
Os
resultados do estudo indicam que mercados altamente concentrados sofrem maior
impacto.
Nesses casos, quando o medicamento de referência enfrenta menos concorrência, a
entrada dos genéricos reduz em cerca de 34% os preços médios.
O momento em
que os novos produtos são colocados no mercado também influencia nos efeitos.
Quando o genérico entra logo após a perda da patente do medicamento de
referência, a redução nos preços é maior. Eventuais atrasos podem gerar efeito
negativo na queda.
O estudo
indica ainda que a compra de genéricos já se tornou um hábito para os
brasileiros. Esses produtos representam atualmente 34% dos valores das vendas
de medicamentos. Entre 2003 e 2019, o aumento anual na comercialização dos
genéricos foi de 18,3%. O percentual é três vezes maior do que o observado em
relação aos demais tipos de
medicamentos. As informações são do site Classe
Política, parceiro do Jornal da Chapada.