O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar instituiu um grupo de trabalho (GT) para criar um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Agricultura Familiar. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22). De acordo com a portaria, o grupo deve elaborar a proposta do PAC agricultura familiar, que deve ser apresentada em 180 dias ao ministro do MDA, Paulo Teixeira.

O GT deve colher, analisar e sistematizar propostas apresentadas pelas organizações representativas da agricultura familiar, do cooperativismo e demais organizações da sociedade. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ritmo do programa está dentro do planejado, mas as obras executadas pelos municípios preocupam porque teriam tido atrasos por causa das eleições do ano passado.

"Temos muitas entregas. Já estamos com, pelo último relatório que fizemos no ano passado, quase 40%. Vamos ter um novo relatório agora no início do ano, com certeza o número vai estar muito mais robusto, talvez se aproximando dos 50% de execução financeira", disse Rui Costa nesta quarta-feira. Ele deu as declarações em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, o veículo institucional do governo federal.

O colegiado será formado por sete representantes do próprio ministério, por quatro representantes da sociedade civil indicados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), por quatro representantes de organizações representativas da agricultura familiar indicadas pelo ministro do MDA.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Por: Metro1 no dia 22 de janeiro de 2025 às 13:58