Foto: Ricardo Stuckert/PR
O marqueteiro Sidônio Palmeira, que assumirá a Secom
(Secretaria de Comunicação Social) na próxima semana, disse nesta terça-feira
(7) que precisa melhorar a comunicação digital do governo.
Esta foi sua primeira fala já como futuro ministro da pasta,
no lugar de Paulo Pimenta. A troca já vinha sendo discutida desde o ano
passado, mas o martelo foi batido em reunião com Lula na manhã desta terça.
"Tem uma observação também na parte digital, que as
pessoas colocam, alguns dizem assim até que é analógico. Acho que a gente
precisa evoluir nisso. Já é um início, mas precisa ter uma evolução",
disse.
Sidônio afirmou ainda que a comunicação é feita pelo governo
inteiro, em resposta a crítica de Fernando Haddad. Mais cedo, o ministro da
Fazendo afirmou que há um "problema grave de comunicação" que
impactou a economia.
"Temos que nos comunicar melhor, e venho dizendo isso há
muito tempo. O governo tem que ser coerente e resoluto, não podemos deixar
brechas para os resultados que queremos atingir ", afirmou Haddad.
"Ele fala assim que tem alguns problemas de comunicação,
mas a comunicação não é somente aqui na Secom", disse Sidônio.
"Comunicação é no governo, no governo como um todo. Porque tem a política,
tem a gestão e tem a comunicação. Esses três entes são interligados, são
transversais, e é importante que isso aconteça", disse.
Para o marqueteiro, um dos seus desafios será ainda alinhar a
expectativa do governo, gestão e percepção popular.
A transição na pasta começou na segunda-feira (6), mas a
posse deve ocorrer no começo da próxima semana.
A área tem sido alvo de críticas desde o ano passado,
inclusive do próprio presidente Lula. No início de dezembro, ele criticou a
Secom publicamente, sinalizando para a mudança confirmada nesta terça.
Sidônio falou com jornalistas no Palácio do Planalto, ao lado
de Pimenta. O atual ministro da Secom disse que Lula queria um perfil diferente
do seu para a pasta, com experiência e criatividade, assim como o publicitário.
"O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que
tenha um perfil diferente do perfil que eu tenho. Um profissional de
comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, a
criatividade, a capacidade de poder exercer essa tarefa e poder coordenar essa
política de comunicação do governo no próximo período", completou.
Sidônio iniciou sua trajetória no marketing político na
Bahia, seu estado natal. Sua primeira campanha foi na eleição de Lídice da
Mata, então pelo PSDB, à Prefeitura de Salvador, em 1992. Em 2006, coordenou a
campanha vitoriosa de Jaques Wagner ao Governo da Bahia, derrotando o carlismo.
Desde então, atua nas campanhas do PT no estado, como na eleição de Rui Costa
ao governo.
Em 2022, foi convidado a coordenar a campanha de Lula e hoje
é um dos conselheiros do presidente não só na comunicação, mas também na tomada
de decisões políticas.
Por Bahia Notícias