Bombeiros intensificam combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina e outras regiões da Bahia Crédito: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) está em intensa operação de combate a incêndios florestais em diferentes regiões do estado, com ações concentradas na Chapada Diamantina. A iniciativa integra a Operação Florestal Bahia 2024/2025, com o objetivo proteger a vegetação nativa e garantir a segurança das comunidades afetadas. Desde o início da operação, 1.033 incêndios já foram combatidos, 1.918 orientações preventivas realizadas e 108 municípios atendidos.

Na cidade de Piatã, 19 bombeiros militares estão atuando com o apoio de quatro viaturas especializadas, uma aeronave modelo Air Tractor e brigadas voluntárias locais. Nesta sexta-feira (3), o reforço chegou com mais 20 bombeiros especializados e outra aeronave. Além disso, o helicóptero do CBMBA está disponível para uso em situações emergenciais.

O esforço no combate às queimadas não se limita a Piatã. Incêndios também foram extintos nas cidades de Morro do Chapéu, Prado, Poções e outras localidades. As chamas foram contidas nesta quarta-feira (1º). Em Lençóis, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, 11 brigadistas voluntários atuam em ações preventivas e de resposta rápida.

O trabalho se intensifica, neste sábado (4), com a chegada de mais 35 bombeiros, totalizando 75 profissionais no combate aos incêndios em Piatã e também nas localidades de Campos de São João, Morro do Camelo e Cercadinho.

Além das forças terrestres, a operação conta com aeronaves como o Air Tractor e helicópteros do Grupamento Aéreo (GOA), além do apoio de brigadistas voluntários e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além do enfrentamento direto às chamas, ações preventivas continuam sendo desenvolvidas para proteger a biodiversidade e reduzir os impactos das queimadas sobre as comunidades.

Por Correio24horas