Fotos: Reprodução / TSE | Montagem do Bahia Notícias

Já é fato que o deputado estadual Raimundinho da JR está de malas prontas para deixar o Partido Liberal após insatisfações na legenda, principalmente, com o presidente estadual, João Roma. O líder da executiva do Solidariedade na Bahia, o deputado estadual Luciano Araújo, já declarou interesse em filiar seu colega de Assembleia (AL-BA), mas a história ganhou novos capítulos depois do Avante entrar na disputa pela filiação de Raimundinho.

 

Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o presidente estadual da legenda, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, realizou o convite para Raimundinho da JR e garantiu sua candidatura à Câmara dos Deputados em 2026, algo que parlamentar da AL-BA já assumiu publicamente que possui o desejo.

 

O Avante conta com seu desempenho nas eleições municipais de 2024, sendo o segundo partido com mais prefeituras conquistadas no pleito, obtendo êxito em 60 cidades baianas, o que representa 44% das prefeituras. Com isso, o Avante baiano deve ganhar uma “atenção especial” da executiva nacional nas candidaturas da legenda nas eleições de 2026.

 

Todavia, Luciano Araújo lançou sua “última cartada” para seduzir Raimundinho e levá-lo, enfim, ao Solidariedade. A reportagem recebeu informações que o presidente estadual do partido abriria mão de ser candidato a deputado federal em 2026 para poder lançar o nome de Raimundinho ao cargo.

 

Agora, com as duas propostas na mão, o parlamentar que atualmente está no PL estaria “fazendo as contas” para tomar sua decisão.

 

Um peso favorável ao Avante seria, possivelmente, um orçamento mais robusto e o apoio de um número maior de prefeituras. Contudo, um “receio” de dividir votos com o Ronaldo Carletto, que deve ser candidato à Câmara, pode influenciar a decisão de Raimundinho.

 

Em contrapartida, no Solidariedade, JR teria “caminho livre” para sua candidatura a deputado federal após a garantia de Luciano Araújo. Sem a divisão de holofotes, o parlamentar teria seu nome dado como “prioridade” dentro da legenda, o que também pode colaborar para a filiação de Raimundinho.

 

Em 2018, Araújo chegou a lançar sua candidatura à Câmara, mas o partido não chegou a eleger nenhum deputado federal. Na oportunidade, ele registrou 37.732 votos. No caso de Carletto, em 2022, ele foi candidato para a 1ª suplência de Cacá Leão (PP) no Senado e não conseguiu vencer a disputa. Vale lembrar que, na época, Ronaldo era filiado ao Progressistas e se filiou ao Avante em maio de 2023.

 

Este ano, Raimundinho foi candidato a prefeito no município de Dias D’Ávila, recebendo mais de 10 mil votos, perdendo para o reeleito Alberto Castro (PSDB). Em 2022, quando se elegeu na AL-BA, Raimundinho obteve 35.188 votos.

 

Por Bahia Notícias