O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (26) que solicitou ao Ministério das Cidades a criação de um programa federal destinado à construção de banheiros para atender mais de 4 milhões de brasileiros que ainda vivem sem esse recurso básico em suas residências.
Segundo Lula, ele tomou conhecimento do dado por meio de reportagens na televisão. As informações, divulgadas recentemente pelo Instituto Trata Brasil, foram destaque em matérias do Globo Rural e do Jornal Nacional. O levantamento aponta que aproximadamente 4,4 milhões de pessoas estão nessa situação, sendo que 63% delas vivem na região Nordeste.
"Eu sei o que é uma pessoa não ter um banheiro, banheiro é a coisa mais simples. E como pode ter 4 milhões de pessoas sem banheiro? Eu falei para o Jader [Ministro das Cidades]: pode preparar um programa, porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam", disse Lula.
As declarações de Lula foram feitas durante evento do setor da construção civil. O presidente afirmou que não faltará crédito para a indústria ampliar seus investimentos. "Depois não venha a Fazenda falar: isso é gasto. Não venha dizer, porque isso não é gasto, é decência, é respeito. Eu vi na televisão as pessoas indo para o mato, sem lugar para tomar banho", afirmou.
Foto: Ricardo Stuckert/PR