O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Enel precisa demonstrar estar disposta a melhorar a qualidade do fornecimento de energia nas três distribuidoras do grupo – Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo –  ou terá de deixar o Brasil.

As declarações foram proferidas nesta terça-feira (21), durante conversa com jornalistas. A companhia é alvo de críticas do ministro e de queixas de consumidores desde o fim do ano passado após levar dias para restabelecer o fornecimento de energia nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio em consequência de danos nas redes provocados por temporais.

“Nós não transigiremos. Ou ela [Enel] prova que vai mudar, e estamos aproveitando o momento da renovação de energia para isso, para exigir que ela faça adesão às novas regras, ou então ela muda do Brasil“, disse o ministro. Caso a empresa não assegure investimentos, explicou Silveira, a pasta usará “todos os instrumentos regulatórios possíveis”, incluindo mecanismos como intervenção, para que outras empresas possam disputar a concessão da prestação do serviço de energia.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2024 às 17:45