Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

Um estudo mostrou que escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos. A pesquisa foi feita pelo Observatório da Branquitude, divulgada nesta terça-feira (16), via Agência Brasil.  

 

Cerca de 69% das escolas do país com melhores infraestruturas são as que têm a maioria dos estudantes brancos, conforme o estudo. Outro dado relatado foi de que 74,69% das escolas majoritariamente brancas têm laboratório de informática. Já entre as de maioria negra, representam cerca de 46,90%. 

 

Foram consideradas escolas predominantemente brancas as com 60% ou mais de alunos autodeclarados brancos. As negras representam 60% ou mais de estudantes pretos e pardos.  

 

Em estrutura de biblioteca, 55,29% das escolas de maioria branca possuem, enquanto menos da metade das de maioria negra (49,80%) apresentaram o equipamento. Outro ponto constatado é a presença de quadras de esporte. Quase 80% das escolas majoritariamente de alunos brancos tem o local, enquanto as de maioria negra são apenas 48%. O estudo mostrou também que infraestrutura fora da sala de aula, como rede de esgoto, um total de 72,28% têm coleta, enquanto 56,56% das entidades de ensino com alunos negros não possuem. 

 

A pesquisadora Carol Canegal afirmou que os dados apontam uma desvantagem para os estudantes negros em relação aos brancos. A especialista destacou ainda que a situação atual de desigualdade está ligada ao histórico de relações raciais no país.

 

“[A questão está ligada a] todos os anos em que a gente negligenciou a discussão racial. É importante lembrar que o nosso país é fundado sobre o mito da democracia racial”, explicou à Agência Brasil.


Por Bahia Notícias