
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) vem passando por alguns ajustes e novidades na
comunicação após queda de popularidade nas pesquisas de opinião,
em março. Nas viagens da última semana, o chefe do Executivo reforçou,
especialmente, as falas para o eleitorado religioso e teceu elogios aos
ministros ligados aos estados visitados.
De acordo com o portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, as
mudanças vão ao encontro das estratégias traçadas desde a primeira reunião
ministerial deste ano, na qual ficou decidido que os ministros deverão ficar
responsáveis por explicar suas entregas à população, com ênfase nos resultados
positivos e no impacto do dia a dia. Além disso, a Secretaria de Comunicação
Social (Secom) lança novo slogan: “Fé no Brasil”, como já adiantado pelo Bahia Notícias.
Sem especificar uma fé, o
governo espera alcançar o máximo de religiosos e interpretações possíveis da
palavra. Na terça-feira (2), no Rio de Janeiro, o presidente falou sobre a
importância das igrejas no crescimento do PT: “A qualquer cidade que eu ia que
não tinha o PT, tinha uma casa paroquial. E, se tivesse um padre progressista,
e tivesse uma comunidade, nós criávamos o PT lá. Foi assim que o PT se
transformou no partido mais importante da esquerda da América Latina”.
Já na quinta-feira (4), desta
vez em Arcoverde (PE), Lula recheou o discurso de referências religiosas,
perguntando se o público acreditava em Deus e em milagres. “Deus não é mentira,
é a verdade, e não pode usar em vão como eles usam todo santo dia”, ressaltou.
Outro movimento nesse sentido é
a orientação para que os ministros e o próprio Lula foquem em temas
pacificados, ao invés de polêmicos. Na educação, por exemplo, é preferível
falar dos benefícios da escola em tempo integral em vez do novo ensino médio, assunto
de discussão entre Executivo e Legislativo.
Por Bahia Notícias