Foto: Maxim Shemetov


Ao menos cinco homens armados vestidos com roupas camufladas abriram fogo na casa de shows Crocus City Hall, em Krasnogorsk, perto de Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (22). Até a última atualização desta reportagem, segundo a agência de notícias oficial Tass, os números eram:


40 mortos.
Mais de 100 feridos.


Foram ouvidas duas explosões no local, e o local pegou fogo. Um helicóptero foi usado para tentar extinguir as chamas. Segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento por causa das explosões e dos tiros. O Ministério Público abriu uma investigação e afirmou que se trata de um atentado terrorista.


O QUE SE SABE ATÉ AGORA

Houve 40 mortos e mais de 100 feridos oficialmente, segundo a Tass.


Ainda não há informações precisas sobre o número de atiradores

 

Um dos atiradores foi preso


Vídeos nas redes sociais mostram pessoas correndo pelos corredores da casa de show em meio aos corpos das vítimas.


Foi o pior atentado na Rússia desde a invasão de uma escola em 2004 em Beslan.


O show da banda de rock Picnic estava prestes a começar.


O local se chama Crocus City Hall, um espaço com shopping, restaurantes e casa de shows em um mesmo espaço.


Segundo a Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento por causa das explosões e dos tiros.


O governo da Ucrânia afirmou que não tem nenhuma relação com o atentado.


Uma banda chamada Picnic estava se preparando para tocar quando aconteceu o atentado. Os atiradores começaram o ataque no lobby da casa e, depois, invadiram o salão, de acordo com a agência oficial de notícias Tass.


Até a última atualização desta reportagem, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. Esse é o pior atentado na Rússia em 20 anos, de acordo com a agência de notícias Associated Press.


Um vídeo mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas (veja acima). A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas.


As agências de notícias russas também informaram que 50 equipes de ambulâncias foram enviadas ao local.


O presidente Vladimir Putin está sendo informado sobre o que está acontecendo no local, afirmou o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov.

 

Confira alguns momentos de registros durante e pós o ataque:

 

 


Coquetel molotov
"Uma terrível tragédia ocorreu hoje no Crocus City", disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin. "Sinto muito pelos entes queridos das vítimas." Ele também afirmou que toda a assistência necessária será prestada aos feridos.


Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local. Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu, e então se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.


A prefeitura cancelou todos os eventos com público neste fim de semana e reforçou a segurança nos aeroportos. A embaixada dos EUA na Rússia avisou no início deste mês que “extremistas” tinham planos iminentes para um ataque na região.


A Rússia começou a guerra na Ucrânia faz pouco mais de dois anos. O gabinete da presidência da Ucrânia afirmou que não tem nenhuma relação com esse ataque. Nesta semana, o presidente Vladimir Putin foi reeleito com 87% dos votos em uma votação que não teve candidatos que eram realmente de oposição.

 

Por Bahia Notícias