
Foto: Reprodução Redes Sociais
O Programa Celular Seguro, do
Ministério da Justiça e Segurança, registrou mais de 30 mil alertas de
bloqueios de perda, roubo ou furto de celulares desde 19 de dezembro, quando
foi lançado, até agora.
Com 1,3 milhão de smartphones
cadastrados, o programa é iniciativa do governo para combater crimes envolvendo
os aparelhos.
Os usuários podem reportar o
crime pelo site ou app e pedir o bloqueio imediato de aparelhos, aplicativos
bancários e novos acessos aos dispositivos.
O acesso ao Celular Seguro é
feito por meio do site Gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site,
disponível neste link, ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e App
Store (iOS).
No cadastro, o usuário informa
contatos de pessoas que poderão bloquear o celular para ele caso seja vítima de
roubo ou furto.
O programa permite o bloqueio
por um "botão de emergência", que deve ser utilizado somente nesses
casos. Cada usuário pode indicar pessoas de confiança, autorizadas a efetuar os
bloqueios, ou realizá-lo pelo site do Celular Seguro.
Após o registro de perda, roubo
ou extravio, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão
o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo para operação de cada empresa
estão disponíveis nos termos de uso do site e aplicativo.
Para conferir a lista dos bancos
parceiros do aplicativos basta clicar neste link.
Após bloqueado, por questões de
segurança, o usuário não pode reverter o processo. Caso emita alerta de perda,
furto ou roubo e recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos
para operadora, bancos e outros.
COMO INCLUIR A PESSOA DE
CONFIANÇA?
É possível incluir mais de uma
pessoa de confiança por meio do aplicativo ou site. Primeiro, o cidadão deve
logar com a senha do Portal Gov.br. Depois, é preciso aceitar os termos de uso.
Em seguida, será possível adicionar as pessoas de confiança. Para isso, o dono
do celular precisará de nome completo, CPF, telefone e email do contato.
A pessoa de confiança receberá
uma notificação e passará a visualizar o celular cadastrado no próprio
aplicativo. É pelo ícone do smartphone registrado que essa pessoa terá acesso
ao botão de emergência.
COMO FAZER O BLOQUEIO?
O bloqueio pode ser feito pelo
computador, no site celularseguro.mj.gov.br. O primeiro passo é escolher o
smartphone a ser bloqueado: se é o próprio celular ou um dos aparelhos
indicados pela pessoa de confiança. É preciso clicar na opção "Alerta",
indicada por um triângulo amarelo.
Por fim, será necessário
informar se foi perda, roubo ou furto, a data e o local da ocorrência. Após o
registro, o aplicativo entrega um número de protocolo, que deve ser anotado
para uso em atendimentos posteriores no Ministério da Justiça, Anatel, operadoras
ou bancos.
QUAIS BANCOS PARTICIPAM DO
BLOQUEIO?
Participam os bancos Caixa
Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi (Sistema de
Crédito Cooperativo), Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) e
Nubank, o aplicativo de entregas iFood e o Mercado Livre.
A Anatel também bloqueará o
aparelho e o chip em até 24 horas. O Ministério da Justiça diz que haverá um
mecanismo para Anatel e bancos reverterem alertas falsos, a partir do número de
protocolo.
Por Bahia Notícias