O deputado federal Leur Lomanto Jr
(União Brasil), apresentou na Câmara Federal hoje (13/03),
um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI),
com o objetivo de investigar irregularidades nas concessões rodoviárias sob a
gestão da empresa Via Bahia. Há muito tempo Leur e demais
parlamentares baianos vêm denunciando o descaso da empresa, responsável pelas
BRs 324 e 116 no estado.
No requerimento, Leur apontou a ausência e os
atrasos nos investimentos previstos no contrato de concessão da Via
Bahia, consequentemente o mau estado das malhas rodoviárias,
fatores que têm gerado transtornos para a população e atrasos
econômicos para o estado. O deputado enfatizou também os
constantes aumentos nas tarifas de pedágio, na maioria das vezes,
acima da inflação e sem a “devida” contrapartida pela concessionária.
“Desde que ganhou as concessões dos trechos da BR-116 e da
BR-324, em 2009, a concessionária tem sido alvo de reclamações e denúncias.
Ainda em 2021, a Via Bahia acumulava 295 processos administrativos
sancionadores, cujos valores de penalidade somavam aproximadamente R$ 400 milhões, além de
enfrentar uma enxurrada de processos no Tribunal de Contas da União (TCU)”, relatou,
lembrando que naquele mesmo ano, em audiência com o então ministro
dos Transportes, Tarcísio de Freitas foi defendida uma intervenção na
concessão da empresa.
Na justificativa, o deputado ressaltou o descumprimento por
parte da Via Bahia, dos cronogramas de execução das obras
e das demais obrigações da empresa. Consta que o índice de inexecução das obras
é de quase 100%, sendo que a ANTT instaurou processos de
caducidade da concessão e de execução da garantia contratual, mas sem
resultados efetivos.
“Mesmo sendo acionada, a Via Bahia, em vez de assumir a
responsabilidade e buscar soluções, vem transferindo a culpa para a agência
reguladora, alegando falhas no processo de revisão periódica dos
contratos. Mesmo com todos esses absurdos, para desespero da população, no final
de 2023 foi autorizado um reajuste das tarifas de pedágio nos
trechos operados pela Via Bahia”, citou.
O deputado frisou que a população não pode mais
pagar a conta pelos maus serviços. “Apesar das
altas tarifas cobradas, a população segue
sofrendo com acidentes evitáveis, engarrafamentos diários, e
prejuízos econômicos”. Por fim, Leur frisou que situações como
essas não podem macular os modelos de concessões, que estão
fundamentadas pela Constituição e que visam proporcionar avanços à
infraestrutura do país. As informações são de assessoria.