A fábrica que a chinesa BYD vai
instalar em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) trará um
exército de robôs que farão grande parte do trabalho da produção dos veículos
elétricos da montadora. A constatação foi feita por reportagem do Uol, que
enviou um repórter para a fábrica da montadora em Changzhou, na China.
De acordo com a publicação, a empresa diz
usar pelos menos 450 robôs industriais no processo de fabricação dos carros, a
maioria produzidos pela japonesa Fanuc e pela alemã Kuka.
“Cabe aos humanos, e são 12 mil deles em
todas as fábricas da BYD, caprichar na instalação dos detalhes do interior,
montando painéis e estofamento, e cuidar do processo de teste de qualidade
—etapa em que pessoas checam, por exemplo, se as luzes e o carregamento dos
veículos estão funcionando”, diz um trecho da matéria.
Ainda que empilhadeiras operadas por humanos
circulassem a todo momento pelo local, para trabalhos meticulosos —como
montagem do painel— o transporte de materiais até as bancadas dos trabalhadores
eram todo feitos por robôs.
A BYD diz que o processo de produção
completa de um veículo dura 4 horas. Em média, a cada 1 minuto sai um carro da
linha de montagem.
INÍCIO DA PRODUÇÃO
A fábrica BYD garantiu que os planos para
início da primeira fábrica no complexo de Camaçari permanecem os mesmos.
Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (4), as operações estão
programadas para iniciar no último trimestre de 2024 ou no primeiro de 2025.
“A BYD reafirma seu compromisso de investir
R$ 3 bilhões na instalação de três novas fábricas na Bahia”, informou.
Recentemente, a empresa também anunciou que
vai criar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA), como parte
do projeto iniciado no estado baiano. Um dos principais objetivos do time
P&D brasileiro será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex,
visando o uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica.
“A BYD está determinada a transformar a
capital baiana no Vale do Silício brasileiro”, ressaltou.