Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
O professor e youtuber Marcel Albuquerque foi
vítima do golpe da portabilidade e perdeu o acesso à sua linha telefônica e a
todas as redes sociais. Tudo iniciou na semana passada, com uma falha no acesso
à internet, seguida pelo corte da linha telefônica e uma mensagem sobre uma
suposta mudança no plano de telefone. Em seguida, ele perdeu o acesso ao
Instagram e ao WhatsApp. A pessoa que se apropriou das contas dele fez
postagens divulgando propostas de investimentos como se fosse o próprio Marcel.
Todas as informações são da Agência Brasil.
"Ele usou fotos minhas do próprio story e
colocou um texto com opções de investimentos. Também usou um vídeo em outro
contexto que parecia que eu estava recomendando aquilo", conta.
Após conversar com especialistas, Marcel acredita
que alguém usou seus dados, como nome, CPF e número do telefone, para solicitar
indevidamente a portabilidade numérica para outra operadora e assim se
apropriar de sua linha telefônica.
Marcel integra a equipe do youtuber Felipe Neto.
Depois do golpe sofrido pelo amigo, Felipe Neto, que tem mais de 45 milhões de
inscritos, foi às suas redes para relatar o ocorrido e cobrar soluções de
autoridades e operadoras para esse tipo de problema. A Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) respondeu o influenciador e afirmou que trabalha para
ajustar o procedimento de portabilidade e evitar fraudes. “A luta contra
fraudes no ambiente digital é diária e novas medidas podem ser necessárias”,
destacou a agência reguladora.
Marcel conseguiu recuperar a linha e de parte de
suas redes. O WhatsApp ainda não recuperou, e ele teme que seus contatos também
possam ter sido enganados. “Eu fico imaginando como uma pessoa que não tem
engajamento, que não é uma figura pública, recupera o número dela e as redes”,
diz.
COMO SE PROTEGER
Depois de sofrer o golpe, Marcel diz que mudou os procedimentos de segurança
nas redes sociais. Em vez de usar a autenticação de dois fatores por meio do
SMS, ele optou por um aplicativo de autenticação. “Ficou claro que o modo de
verificação apenas por SMS é algo potencialmente inseguro”, diz o youtuber.
Ele recomenda que, no caso de aplicativos de banco, seja sempre ativada a
verificação por reconhecimento facial.
Segundo a Associação Brasileira de Defesa do
Consumidor (Proteste), é importante que os consumidores desconfiem de ligações,
mensagens ou e-mails não solicitados que ofereçam promoções, descontos ou
vantagens relacionadas à sua linha telefônica, especialmente se não fizeram
nenhuma solicitação à operadora.
“Operadoras legítimas geralmente não pedem dados
pessoais por telefone ou e-mail. Além disso, mensagens de texto ou e-mails com
erros de ortografia, gramática ou formatação podem ser um indício de tentativa
de golpe”, diz a entidade.
Além dos cuidados com a divulgação de dados
pessoais, é preciso verificar o número de telefone ou e-mail do remetente das
mensagens recebidas, e não clicar em links desconhecidos ou suspeitos enviados
por supostos representantes das operadoras. Ofertas que pareçam boas demais
para ser verdade precisam de confirmação junto aos canais oficiais da
operadora. Também é recomendado manter dispositivos e softwares atualizados e
protegidos com antivírus e firewalls.
“Se você viu uma pessoa divulgar uma suposta forma
de enriquecimento muito fácil, se possível ligue para ela, ou pergunte coisas
que sejam íntimas de vocês dois. Tente buscar formas com que a pessoa não
consiga se passar por alguém. Mas sobretudo, não confie em formas de
enriquecimento tão simples assim”, alerta Marcel.
Caso um consumidor seja vítima de fraude, a Anatel
também recomenda que providencie a abertura de boletim de ocorrência junto à
Polícia Civil. Segundo a agência, todos os registros de alterações cadastrais
na prestadora ficam armazenados e podem ser fornecidos às autoridades de
segurança para provas do delito e busca pela identificação dos criminosos.