O primeiro Encontro Cultural de Rio de Contas (ECRC) está programado para ocorrer entre os dias 19 e 22 de outubro, na Chapada Diamantina. Sob o tema ‘Rio de Contas 300 anos: persistência e memórias no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia’, o festival promete uma viagem rica na cultura baiana, enaltecendo suas memórias e batalhas históricas. A cerimônia de lançamento da programação está marcada para este sábado (11), às 19h, durante um evento especial no Club Rio Contense, no centro da cidade.

Com uma programação diversificada, para todas as faixas etárias, o festival tomará conta das principais ruas da cidade, fomentando o uso dos espaços públicos e valorizando tanto os talentos locais quanto as personalidades marcantes da Bahia. Nas palavras de Nádia Márcia Campos, a curadora do festival, o objetivo primordial é unir várias gerações em torno da rica atmosfera cultural do município, que ainda é pouco conhecido pelos baianos.

“Vamos revelar toda arte que se constrói em Rio de Contas, como a música, a literatura, as artes cênicas, a dança, o teatro, obras artesanais que vem dos quilombos, a arte e a culinária local. O desejo é de que isso possa ser visto por todos, afinal Rio de Contas é uma cidade patrimônio cultural do Brasil”, revela a curadora.

Reconhecida como um polo de ecoturismo no estado, Rio de Contas também se destaca pela sua produção artesanal tradicional. Ao dar vida ao seu primeiro festival literário e artístico, a cidade chapadeira firma-se no calendário oficial de eventos literários da Bahia, reforçando ainda mais seu papel de destaque na cena cultural e turística do país. Jornal da Chapada com informações do site Anota Bahia.