Pacientes com Covid-19 tiveram maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares mesmo depois de meses do diagnóstico da infecção, sugere um estudo publicado nesta terça-feira (19). Para algumas complicações, o aparecimento foi 11 vezes maior entre pessoas que tiveram Covid em comparação com aquelas que não foram infectadas pelo coronavírus. A informação é da Folha de S. Paulo.
A pesquisa foi publicada na revista Plos Medicine e é assinada por pesquisadores da Inglaterra. No caso do diabetes, foi identificado um aumento de 81% da condição na fase aguda da Covid foi registrado em pacientes que tiveram a infecção em comparação àqueles que não contraíram o Sars-CoV-2.
No caso das complicações cardiovasculares, as complicações foram observadas seis vezes mais nos pacientes que tiveram Covid. Para algumas condições, no entanto, o índice foi até maior. Por exemplo, a embolia pulmonar –onde artérias pulmonares são bloqueadas– foi presente cerca de 11 vezes mais naqueles que testaram positivo para o Sars-CoV-2.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil