Quatro mil pés de maconha, plantados às margens do Rio São Francisco, foram destruídos por equipes da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Casa Nova), durante patrulhamento ostensivo da operação ‘Terra Limpa’. Documentos pessoais de possíveis donos da plantação foram encontrados na manhã desta segunda-feira (6).
Conforme detalhou o comandante da unidade, capitão Lizandro Santos do Rosário, unidades empregadas na ação, lançada com o objetivo de combater os plantios da erva em toda a região Norte do estado, perceberam uma movimentação estranha de pessoas entrando e saindo de uma área de mata fechada, numa localidade conhecida como ‘Roça dos Padres’.
“Sabíamos que algo não estava certo naquele local e determinei que o policiamento fosse intensificado. Infelizmente não conseguimos capturar os suspeitos, mas achamos a roça e lá estavam documentos deixados para trás, que com certeza ajudarão a identificar os homens”, disse.
No lugar, os PMs encontraram, além dos pés de maconha de diferentes tamanhos – desde sementeiras até pés prontos para serem colhidos e vendidos, com cerca de dois metros de altura – , uma carteira de trabalho e um alvará de soltura . Fertilizantes, adubo e baldes achados em um acampamento improvisado também foram apreendidos.
Após colherem uma amostra, o plantio foi erradicado e todo material apreendido levado para a Delegacia Territorial (DT) de Casa Nova para passar por perícia.