A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida a partir de 1º de junho, quarta-feira. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro de 2021, através da resolução nº 886.

 

Apesar da mudança, não há necessidade de troca imediata do documento. O modelo antigo da CNH será substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. É possível emitir a carteira por meios físico ou digital, a escolha fica à critério do condutor. 

 

De acordo com a resolução, os órgãos de trânsito locais têm que estar preparados para emitir o novo modelo até esta quarta-feira. "Os órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido nesta Resolução até 1º de junho de 2022", diz o texto. 

 

O novo modelo da CNH terá elementos gráficos que dificultam falsificações e fraudes. Também será possível utilizar o nome social e a filiação afetiva do motorista no documento. A carteira também contará com uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir e com um código internacional utilizado nos passaportes.