A Secretaria de Saúde de Itabuna, no sul da Bahia, confirmou que vive uma epidemia de dengue no município, com 791 casos da doença confirmados até a última quinta-feira (5). As notificações da dengue dobraram entre abril e maio deste ano. A cidade ainda tem 88 casos de chikungunya e 8 casos de zika confirmados.
Em abril, Itabuna já havia emitido um alerta vermelho diante do aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya, arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Até o dia 8 de abril, eram 440 casos suspeitos.
Em comparação com 2021, os registros da dengue cresceram quase 290%. Entre janeiro e junho do ano passado, a cidade teve 203 casos de dengue confirmados.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), outros 17 municípios baianos apresentam altíssimo risco para epidemia. O estado, no geral, vive um risco de epidemia, abordado na última edição do Jornal da Metropole. Entre janeiro e abril, foram notificados mais de 14 mil casos suspeitos de dengue, 9,2 mil de chikungunya e 557 de zika na Bahia. Isso significa um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2021.