A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) decidiu criar, na manhã desta quarta-feira (13), um Grupo de Trabalho integrado para combater e prevenir roubos e furtos a cabos e fios de cobre. A decisão foi tomada durante uma reunião com entidades públicas e privadas, na Sala de Situação, no Centro de Operações e Inteligência (COI), Centro Administrativo da Bahia.

 

Durante o encontro, o secretário Ricardo César Mandarino afirmou que as ações integradas vão ser direcionadas para buscar identificar os criminosos e receptadores do material, já que, para o cometimento de alguns dos delitos, é necessário um conhecimento específico de energia, pois podem apresentar risco de acidentes.

 

"Esses crimes atingem o cidadão, pois interrompem serviços de transporte público, como o metrô, fornecimento de energia e internet, além de dificultar o funcionamento de pequenos negócios dos bairros", disse Mandarino.

 

Também integraram a discussão o subsecretário da SSP, Hélio Jorge Paixão, representantes da pasta, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil, do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), prefeitura de Salvador, Coelba, CCR Metrô e prestadoras de serviço de telefonia.

 

A pasta também recebe informações anônimas através do Disque Denúncia (181) ou do 190 no combate ao delito.