Um estudo publicado nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que casos graves da Covid-19 estão diretamente relacionados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico que ocorre durante a doença. A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Infectious Diseases avaliou 24 amostras de sangue de 22 pacientes hospitalizados.

 

Para chegar ao resultado, os  pesquisadores compararam o sangue dos contaminados com o de pessoas saudáveis, permitindo assim detectar sinais de que as células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares passaram por um processo de hiperatividade, exaustão e envelhecimento no caso dos infectados pelo novo coronavírus. 

 

Conforme divulgou a Agência Brasil, a função dos linfócitos T é reconhecer as proteínas virais e ativar as células responsáveis por combater o vírus e produzir anticorpos. No entanto, como ocorre o desgaste, elas perdem a capacidade de se multiplicar e liderar essa resposta, explicam os pesquisadores. 

 

Esse quadro de queda na imunidade resulta em uma maior vulnerabilidade do paciente em contrair infecções hospitalares e ajuda a explicar o fato de as reinfecções por covid-19 em pacientes que haviam se recuperado de um caso grave ocorrerem em uma frequência maior do que era esperado por cientistas.

 

Altos níveis de substâncias inflamatórias liberadas pelos linfócitos T auxiliares no sangue dos pacientes também foram constatados pela pesquisa. De acordo com o coordenador do estudo, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)este processo ocorre por conta da hiperativação dessas células de defesa. "Tudo isso reforça a importância de terapias anti-inflamatórias, voltadas para controlar a resposta imune exagerada, que é uma vilã na xovid-19", disse. 

 

De acordo com a Fiocruz, apesar de a pesquisa ter detectado o envelhecimento dos linfócitos T auxiliares, as conclusões não permitem apontar possíveis prejuízos para o sistema imunológico dos pacientes no longo prazo.