Salvador lançou nesta segunda-feira (22) o programa de dignidade feminina “Ciclo de Cuidados”. A medida tem como objetivo garantir cuidados com a saúde e a dignidade menstrual da mulher e que terá como foco as alunas da rede municipal de ensino.

 

O Ciclo de Cuidados prevê diversas ações, com destaque para a distribuição de absorventes higiênicos às estudantes. Para tanto, o município adquiriu 500 mil unidades do produto, que serão distribuídas mensalmente para 28 mil pessoas que menstruam com idades entre 11 e 60 anos.

 

O lançamento do programa contou com a presença do prefeito Bruno Reis, em cerimônia ocorrida na Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, além da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, idealizadora do programa, e os secretários Marcelo Oliveira (Educação) e Fernanda Lordêlo (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude), dentre outras autoridades e comunidade escolar.

 

Na ocasião, o prefeito sinalizou que serão investidos anualmente cerca de R$700 mil na compra de absorventes.

 

A prefeitura de Salvador argumenta que estudos desenvolvidos por universidades e órgãos internacionais, como a Unicef, mostram que a pobreza menstrual é um dos fatores que podem levar ao absenteísmo ou à evasão escolar. A falta do absorvente higiênico inviabiliza a ida à unidade de ensino.

 

Com isso, através do programa, as beneficiadas vão receber 16 absorventes todo mês, ajudando na continuidade da frequência às aulas e trazendo dignidade a estas meninas e mulheres, principalmente neste período de crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19.

 

O programa Ciclo de Cuidados vai trabalhar, ainda, a educação acerca da menstruação, higiene e saúde feminina. Serão distribuídos materiais impressos com orientações sobre o assunto e também haverá a realização de palestras, oficinas e atividades de conscientização sobre a saúde feminina.