A realização do Carnaval de Salvador em 2022 permanece como uma grande incógnita para o setor responsável pela festa e para o folião que sonha com o momento de correr atrás do trio após um ano de hiato devido à pandemia da Covid-19.

 

Para o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos de Salvador, Claudio Tinoco, a cada dia que passa o cerco aperta mais para quem trabalha direta e indiretamente com a festa.

 

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o vereador democrata afirmou que o prazo para definir se haverá ou não o Carnaval já expirou e caso atrase ainda mais o anúncio, os atores envolvidos na festa não terão tempo hábil para organizar.

 

"Nós temos ouvido o prefeito Bruno Reis dizer que até o final do mês de novembro, e o governador Rui Costa dizer que não tem prazo, cabe a eles dar uma resposta a sociedade soteropolitana. São 97 dias para o Carnaval. A cada dia nós perdemos uma oportunidade de preparar a festa, se tiver condições sanitárias que ela ocorra. Tive a experiência de estar 8 anos a frente da gestão do Carnaval, eu tenho certeza que esse prazo já expirou".

 

Na última semana, a Comissão do Carnaval solicitou em um relatório um posicionamento do Governo e da Prefeitura para que fosse dado um parecer sobre a folia.

 

A data sugerida foi até o dia 15 de novembro, o que não foi cumprido. Na próxima terça-feira (23), a comissão fará uma nova audiência pública para debater a realização do Carnaval, desta vez, com enfoque na saúde, com convidados das secretarias de Saúde e especialistas que abordem a condição sanitária da cidade.

 

"A pandemia está sob controle. Ontem tivemos a declaração do prefeito Bruno Reis de que até fevereiro toda população acima de 30 anos estará com a dose de reforço, que é a 3ª dose. Nós acreditamos nas condições sanitárias para que realizem essa festa da forma tradicional".