Em apenas dois dias, choveu o equivalente a um mês: 300 milímetros, o que causou uma devastação em diversos pontos da cidade. Após levantamento feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, ficou claro que o município precisaria de apoio, principalmente, no suporte às vítimas.

Afinal, o temporal levou muros, árvores, alagou casas e desabrigou famílias. Nessa quarta-feira (10) a Defesa Civil do Estado esteve em Itaberaba e visitou diversos pontos, constatando a proporção dos danos. Em diversos bairros, há pontos de alagamentos, várias ruas e avenidas da cidade tiveram asfalto e calçamento arrancados pelas águas e canais de drenagem não suportaram a vazão e foram destruídos.

O Decreto, de número 317, devidamente embasado pelas apurações da Defesa Civil, deixa claro que o estrago foi grande: “Considerando que em decorrência dos danos humanos, ambientais e materiais causados pelo evento, diversos são os prejuízos, com indiscutível lesão ao patrimônio público e particular”. Agora é buscar a restauração dos espaços e vias públicas, e, principalmente, ofertar todo apoio necessário às famílias mais afetadas.

Leia, na íntegra, o Decreto no site www.itaberaba.ba.gov.br