Foram 300mm de chuva entre sábado (6) e a madrugada de segunda (8), um volume previsto para seis meses, conforme aponta a prefeitura. Ainda na Chapada Diamantina, só que na cidade de Mucugê, segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foram mais de 50 mm em duas horas na terça-feira (9).

A estrada que liga Mucugê ao povoado Guiné foi tomada pela água e precisou ser interditada na manhã de terça. No fim da tarde, a chuva estiou e a água escoou. Nesta quarta-feira (10) a chance de chuva na cidade é de 40%. No município, a temperatura varia entre 17ºC e 28ºC, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já em Santaluz, no centro-norte baiano, o açude da Tapera que fica às margens da BA-120 e na saída da cidade de Valente, transbordou. Segundo os moradores, há 10 anos que o açude não transborda. Ruas da cidade foram tomadas pela água e 30 famílias ficaram desalojadas. Elas foram levadas para creches e escolas do município. Nesta quarta, há poucas chances de chuva e a temperatura varia entre 20ºC e 32ºC.

Prejuízos em Itaberaba
“Consegui pegar os documentos e o registro da casa, mas perdi móveis, roupas, tudo”. É o que conta a dona de casa Maria Vieira, após a forte chuva que caiu em Itaberaba. Ela mora no bairro Campo do Governador, o mais atingido pela chuva na cidade da Chapada Diamantina, durante o final de semana.

Uma via do bairro foi interditada por causa da lama que se espalhou no local. A comerciante Natalina Oliveira, que mora e tem um bar no bairro, contou que não conseguiu dormir para evitar que a água invadisse o estabelecimento comercial. “A gente tem que ficar acordado pra ficar varrendo e tirar a água dentro de casa”, detalhou.

Além dos alagamentos nas ruas, a chuva forte danificou estradas, buracos se formaram na via, telhados de casas caíram, muros desabaram e muitas casas foram invadidas pela água.

“Choveu além do esperado. A prefeitura está na rua desde a noite de sábado para acompanhar as famílias”, disse o secretário de infraestrutura de Itaberaba, Evandro Novaes. Por causa dos estragos causados, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, anunciou que será decretado estado de calamidade no município.

A situação de emergência, por causa da chuva, foi reconhecida em quatro municípios baianos Itaquara, Maragogipe, Jaguaquara e Ruy Barbosa. Ainda aguardam reconhecimento do decreto, os municípios de Maiquinique, Valença e Itaberaba. Com informações do g1 Bahia.