O volume de água de chuva alcançou 250 milímetros no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, entre a sexta-feira (5) e o domingo (7). Com o temporal, que levou muros, árvores, alagou casas e desabrigou famílias, o número foi equivalente ao mês inteiro de chuvas regulares.

Todas as secretarias estão se mobilizando e diversos chamados de estragos em razão das fortes chuvas foram recebidos pela gestão. Até essa segunda-feira (8), nove famílias foram retiradas de suas casas e estão abrigadas temporariamente no Ginásio de Esportes, com o suporte da gestão.

Nos pontos mais prejudicados pelas fortes chuvas, a gestão vem realizando ações no controle de danos. No ‘Centro da Cidade’, a gestão está realizando a limpeza das caixas, bocas de lobo e das principais ruas em razão da quantidade de água que danificou os passeios, abriu crateras e tirou pedaços do asfalto e calçamento. Também está sendo realizada a retirada de árvores que caíram pela força dos ventos.

Em ‘Campo do Governo’, casas ficaram alagadas em razão de construções irregulares no local. Ações como limpezas de bueiro, bocas de lobo, retirada de excesso de areia em algumas ruas para evitar invasão das casas, além da retirada de duas famílias por conta do risco de desabamento das casas foram realizadas no local.

Na localidade de ‘Sem Teto’, ocorreu o alagamento de casas por conta de construções irregulares no local. No entanto, houve um agravante, já que o bairro possui uma lagoa, que foi destinada para área verde, e realizaram construções irregulares nesse local, colocando as famílias em risco.

Dentre as ações, a gestão vem abrindo um curso de água na lagoa para escoamento no açude Juracy Magalhães, para evitar desabamentos de casas no local. Equipes também trabalham na limpeza das ruas para retirada do excesso de areia.

Casas também foram alagadas em ‘Pé do Monte’. Com isso, a prefeitura vem realizando limpeza da praça de ‘Babuti’ e ruas adjacentes, além de estar realizando a retirada de areia trazidas do monte pelas chuvas.

Na localidade de ‘Escurinha’, o alto volume das águas das chuvas também atingiu casas do local. A prefeitura vem realizando a limpeza do canal de drenagem.

Em ‘Oriente, em algumas casas houve alagamento e desabamento parcial, as famílias foram retiradas de forma preventiva e estão alojadas no Ginásio de Esportes, com todo suporte das Secretarias Municipais relacionadas. A Secretaria de Infraestrutura enviou equipes para esses locais com o objetivo de reparar o que for possível para reintegrar essas famílias às suas casas.

A prefeitura informou que segue de prontidão para qualquer necessidade, através do WhatsApp da Ouvidoria: 75 99230-6900. “Pedimos à população que não coloque lixo e, principalmente, entulho nas vias, esse é um dos principais motivos de entupimento de canais de escoamento de água, gerando retorno para as casas e alagamentos. Evitem transitar em construções que foram interditadas pela prefeitura por risco de desabamentos até que os reparos sejam feitos”, pontuou a gestão.

A prefeitura pediu para que a população tenha alerta para o tráfego nos seguintes pontos:
– ‘Ruas 10 e 11 do Campo do Governo’;
– ‘Rua da Braúna no Bairro Batalhão’;
– ‘Ruas 01 e 02 do Matadouro’;
– ‘Rua da Estação’;
– ‘Av. Luiz Viana Filho’;
– ‘Fim da Av. Rio Branco’;
– ‘Rua Rubens Ribeiro’;
– ‘Rua Calixto, na Roda Viva’;
– ‘Rua da Gerema, no Loteamento Cidade de Deus’.

Jornal da Chapada