Exames, consultas urológicas e procedimentos cirúrgicos estarão disponíveis para homens a partir de 40 anos de idade no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, durante o mês de novembro. O agendamento de consultas para rastreio do câncer de próstata acontece até esta quarta-feira (10). Além do atendimento ambulatorial, a instituição promoverá um mutirão de cirurgias em atenção ao movimento "Novembro Azul".
Os interessados em passar pelas consultas devem realizar agendamento via call center, por meio do telefone 0800-0713535, até o dia 10 de novembro. O atendimento incluirá realização de toque retal e exame laboratorial de antígeno prostático específico (PSA).
Confira, abaixo, as informações detalhadas sobre o ‘Novembro Azul no HGRS’, que, neste ano, traz o tema “Cuidar da saúde também é papo de homem”.
RASTREIO AMBULATORIAL
Serão ofertados, nos dias 20 e 21 de novembro, 300 consultas urológicas para rastreio do câncer de próstata, com realização de toque retal e exame laboratorial de antígeno prostático específico (PSA). Idade mínima de 40 anos.
MUTIRÃO DE CIRURGIAS
Acontecerá de 22 a 26 de novembro, no centro cirúrgico do HGRS, e serão atendidos casos da Lista Única do Estado. A expectativa é realizar, em cinco dias, mais de 110 procedimentos cirúrgicos.
COMO AGENDAR?
Até 10 de novembro estará disponível, das 13 às 17h, o agendamento via call center, por meio do telefone 0800-0713535.
CONVOCAÇÃO DE PACIENTES
A central de marcação de cirurgias eletivas do HGRS fará contato, de 4 a 6 de novembro, com pacientes que estão na lista. Serão oferecidas, na ocasião, todas as orientações necessárias.
RESULTADO E ALTERAÇÃO
A análise do toque retal será comunicada pelo médico no mesmo dia e o exame de PSA enviado, posteriormente, por e-mail. Caso o exame tenha alteração, o paciente retornará para acompanhamento urológico.
REALIZAÇÃO DE EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS
Na semana de 8 a 12, serão realizadas as coletas laboratoriais e exames de eletrocardiograma (ECG) no ambulatório do hospital, localizado no térreo do prédio anexo.