O ministro da Cidadania, João Roma, sugeriu que o governador Rui Costa (PT) tem que "se olhar no espelho" ao chamar os deputados que votaram à favor da PEC dos Precatórios de "traíras" (leia mais aqui). Na avaliação de Roma, os deputados estão defendendo os brasileiros mais necessitados.

 

"Me entristece que a Bahia, onde 60% da sua população é beneficiada através do Auxílio Brasil, tenha no seu governador uma pessoa que busca boicotar e dificultar a aprovação dessa PEC para o benefício de tantos brasileiros", afirmou o ministro na manhã desta segunda-feira (8), durante a entrega da Igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, em Salvador, que foi restaurada.

 

Aliados do petista também reagiram com força ao comentário de Rui. Os deputados federais Cacá Leão (PP), Zé Rocha (PL), Otto Filho (PSD) e o senador Otto Alencar foram alguns dos políticos que expressaram insatisfação com a fala do governador (lembre aquiaqui aqui).

 

Mesmo com o posicionamento do PDT - ao dizer que o voto favorável pode ser revisto em segundo turno - Roma vê com otimismo a aprovação da PEC. "O PDT inclusive agiu de maneira republicana, tendo ganhos no texto da PEC, beneficiando o setor de educação. É uma construção coletiva do  poder Executivo com o Legislativo", finalizou o ministro.

 

O texto base do projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada da última quinta-feira (4). O segundo turno da votação deve acontecer na terça (9).