A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) lançou esta semana mais uma versão do “Aplicativo ALBA” através das lojas oficiais da IOS e Android. Nesta nova versão, que é a 3.0 do aplicativo, além de atualizações de movimentações de pessoal e parlamentares, foi implementada a notificação push, serviço que informa ao usuário quando novas notícias são publicadas no portal.
O presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), comemorou esse avanço do aplicativo e garante que fará um esforço para a modernização do segmento de tecnologia da informação em sua gestão.
“O mundo mudou e a pandemia nos mostrou o quanto esse processo é irreversível e rápido, pois mantivemos nossas rotinas de votação, legislativa e administrativa no lockdown e a adaptação da Casa e dos parlamentares e servidores foi muito rápida, eficiente, e nos proporcionou um passo à frente”, frisou.
Para ele, a fonte primária de informação das pessoas cada vez mais está nos aparelhos celulares, a inovação no aplicativo da ALBA possibilitará pesquisas mais simples e rápidas pelos usuários, “ampliando a transparência da nossa Assembleia, além de tornar a todos nós, que integram o Legislativo, ainda mais parte dos baianos que representamos e do público em geral”.
A implementação das notificações inicialmente se limitará às publicações de notícias e avisos de programas da TV ALBA. Mas, em futuras versões, outras informações poderão ser passadas através destas notificações.
Além das notificações push, a versão 3.0 traz uma correção na pesquisa das proposições em tramitação na Casa, e a implementação das pesquisas nas sessões de notícias e nos cards das comissões temáticas.
“Agora, o usuário pode pesquisar por qualquer termo, usando o dia de reunião, o nome do deputado, o nome da comissão, se é permanente ou temporária, facilitando assim o acesso à informação”, disse Cláudio Souza, servidor da Ascom responsável pelo aplicativo.