O Centro de Tratamento Pós-Covid de Feira de Santana já atende a cerca de 220 pacientes que foram acometidos pela doença e tratam suas sequelas. A unidade, que é referência no serviço, oferece atendimento especializado nas áreas médicas da Urologia, Homeopatia, Fonoaudiologia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia e Psiquiatria, além de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.
A gestão municipal explica que para ser atendido é necessário realizar um agendamento prévio nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros - via Central Municipal de Regulação. Pacientes que foram internados de forma grave são agendados assim que recebem alta médica.
Um dos pacientes atendidos pela unidade, Luís Alexandrino, comentou que teve problemas sérios durante os 43 dias em que ficou internado no Hospital de Campanha da cidade. "Tive um problema grave com a coagulação do sangue, duas paradas cardíacas e 85% de comprometimento pulmonar. Mesmo com todas as dificuldades eu saí com vida. Quando recebi alta não conseguia andar e nem falar. Diante de tudo que enfrentei eu posso afirmar que nasci duas vezes", relatou Alexandrino.
Luís Alexandrino buscou atendimento no Centro de Tratamento Pós-Covid. Ele foi avaliado pela equipe médica e iniciou as sessões com fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
"Depois que comecei a vir pra cá tive uma melhora muito grande. Aos poucos volto a minha rotina normal graças às sessões que faço durante a semana. O atendimento é excelente e é referência em qualquer lugar", considerou o paciente.