O senador Jaques Wagner declarou que espera que o governo federal cumpra o que prometeu durante reunião da COP26 nesta segunda-feira (1°). Wagner também está em Glasgow, no Reino Unido, onde acompanha os debates da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP26. Ele é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.
O senador baiano considerou que a fala do presidente Bolsonaro desta vez foi “ajustada” ao evento. No entanto, ele espera que haja mudança na política ambiental brasileira. “A fala do presidente brasileiro – num espaço paralelo – mostra que ele ajustou o discurso. Mas essa mudança só será pra valer se refletida na atitude, ou seja, uma mudança objetiva da política ambiental do Brasil”, escreveu nas redes sociais.
Jaques Wagner também espera a mesma atitude do ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, que se comprometeu com o Acordo de Paris.
“Espero que o governo brasileiro entenda que o tempo de promessas já passou. E passou não só para o Brasil, mas para todo o mundo. O tempo agora é de ação! Precisamos urgentemente de respostas efetivas à crise climática e de esperança para as atuais e futuras gerações”, finalizou.