A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou nesta sexta-feira (29) para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, 2,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Com essa entrega, a Fiocruz chegou ao total semanal recorde de 7,2 milhões de doses disponibilizadas ao PNI.
Na terça-feira (26), a fundação já tinha liberado 4,5 milhões de doses.Com essa remessa, a Fiocruz já forneceu um total de 121 milhões de doses ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além do que já foi entregue, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) já está com mais 14 milhões de doses prontas, aguardando a conclusão dos procedimentos de controle de qualidade, e 1,3 milhão em processo de produção.
Neste final de semana, a fundação ainda receberá mais dois lotes do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para continuar a produzir a vacina, o que totalizará nove lotes recebidos no mês de outubro. A quantidade a ser recebida do IFA permitirá a produção de 48 milhões de doses da vacina.
A chegada recorde de IFA em outubro é resultado de um processo de negociação da Fiocruz junto à AstraZeneca para a aceleração do recebimento do insumo, que é a base para a fabricação da vacina.