Durante uma ação de combate ao desmatamento ilegal realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o órgão registrou devastação de 589 hectares de Mata Atlântica, em diversas cidades da Bahia. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro, em 19 cidades, concluiu uma devastação equivalente a 590 campos de futebol.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22), e integram a segunda fase da operação “Mata Adentro”. De acordo com o instituto, foram vistoriadas mais de 60 localidades , na Chapada Diamantina e nas regiões norte, litoral sul e extremo sul do estado.
Durante a operação que ocorre em parceria com a Polícia Ambiental, foram apreendidas 3.550 estacas de madeira extraídas de forma clandestina e outros equipamentos utilizados no corte de árvores. Ao menos 20 fornos utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal também foram destruídos.
De acordo com o Inema, imagens de satélite nortearam os lugares a serem vistoriados. O órgão contou com as informações do MapBiomas Alerta, uma tecnologia usada pelo Inema para validar alertas de desmatamento, com imagens de alta resolução.