O combate à poluição sonora em Feira de Santana apreendeu 244 aparelhos de som neste ano. As apreensões ocorreram de janeiro até esta terça-feira (19), segundo informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). A pasta informou que a quantidade apreendida neste ano já supera a realizado em todo o ano passado, quando 223 aparelhos foram apreendidos.
Ainda segundo a secretaria, só neste mês, que está em curso, 33 aparelhos foram apreendidos, o que chamou a atenção da pasta. De acordo com o chefe da fiscalização, Camilo Cerqueira, as ações são intensificadas nos finais de semana e feriados.
Cerqueira disse que menos de 15% dos aparelhos foram devolvidos aos donos, o que exige pagamento de multa. Em Feira, o combate à poluição sonora é feito em conjunto e envolve, além da Semmam, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
Denúncias podem ser feitas pelo Fala Feira 156 ou pelo 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar). Conforme a Lei Complementar nº 041/09, é considerado abuso o volume do som acima de 70 decibéis, de dia, e de 60 decibéis, à noite.