Um estudo desenvolvido na Bélgica parece ter encontrado um medicamento que bloqueia a replicação do vírus da Dengue. De acordo com o Ministério da Saúde notificou 103.595 de dengue no Brasil neste ano. A doença é uma das mais prevalentes no país e segue sem medicamento que evite a infecção ou diminua a replicação do vírus. 

 

Conforme apontou levantamento feito pelo Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, por ano, a doença atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo.

 

Quatro sorotipos do vírus podem causar a doença, e esta é uma das maiores dificuldades para desenvolver um medicamento que seja realmente eficaz contra a dengue, já que a formula precisa funcionar contra todas as formas do agente infeccioso.

 

Pesquisadores da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, porém, parecem ter encontrado uma substância capaz de bloquear a replicação do vírus. O estudo foi publicado na revista Nature na última semana.

 

Estudando a dengue desde 2009, o time do professor Johan Neyts testou milhares de pequenas moléculas com potencial usando um processo automatizado até criar 2 mil compostos promissores.