O Ministério da Saúde divulgou o planejamento para a vacinação contra a Covid-19 no Brasil em 2022. De acordo com a pasta, o Brasil terá 354 milhões de doses de vacinas disponíveis para a campanha do ano que vem, que será feita somente por faixa etária e não mais considerando grupos prioritários.

 

O total de vacinas contratadas inclui a imunização de toda a população. Diferente da campanha deste ano, foram considerados também os menores de 12 anos, desde que a imunização desse público seja autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Os detalhes foram divulgados pelo ministro Marcelo Queiroga, nesta sexta-feira (8). O total de doses de imunizantes contratadas são das farmacêuticas Pfizer e Astrazeneca, que já possuem registro definitivo. O Ministério já havia sinalizado que no ano que vem iria adquirir apenas vacinas com esse status.

 

Caso a Anvisa dê aval positivo, o público menor de 12 anos seria vacinado com duas doses dos imunizantes. O planejamento também inclui a aplicação de um dose nas pessoas com idade entre 18 a 60 anos, e duas doses nos idosos (maiores de 60) e pessoas imunossuprimidas.