As previsões do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), sobre a pressão no sistema de educação municipal após o impacto da pandemia nas escolas particulares se cumpriram. O secretário de Educação, Marcelo Oliveira, apontou um aumento de 10 mil alunos na rede municipal de ensino em 2021. Estudantes, segundo ele, advindos de escolas que acabaram fechando as portas após mais de um ano de aulas suspensas por causa da crise sanitária.

 

"O que a gente observou esse ano foi um aumento no número de matrículas na rede municipal, isso muito em função do fechamento de muitas escolas particulares, por conta da suspensão das aulas e também da perda de renda da população essas escolas fechando as portas. Nós tivemos na nossa rede, só no ensino infantil e nos anos iniciais, foram 10 mil alunos novos. Imagine o desafio que é arranjar sala de aula, professor e toda estrutura para acolher mais 10 mil alunos", disse o secretário em conversa com o Bahia Notícias nesta quinta-feira (7).

 

Lá em fevereiro, Bruno Reis sinalizou a preocupação com as escolas particulares. O prefeito fez um alerta para o risco de fechamento de unidades de educação médias e pequenas, e previu que isso traria impacto para a prefeitura, já que a demanda dessas escolas teria que ser absorvida pela rede municipal e estadual. Na época o gestor ainda ressaltou que a prefeitura não teria recursos financeiros para absorver essa pressão (lembre aqui). 

 

A pressão sob os serviços públicos também foi identifica na Saúde. De acordo com o secretário municipal da pasta, Leo Prates, durante a pandemia muitas pessoas deixaram os planos de saúde e agora a Saúde Municipal (SMS) tem lidado com demanda reprimida, além desse acréscimo de usuários. Esse tem sido um grande desafio enfrentado pela gestão, reconhecido pelo secretário e o prefeito nesta quinta durante a entrega do novo complexo de Saúde da Apae Salvador.