O Hospital São Rafael atingiu a marca de 100 transplantes renais, em procedimentos realizados entre janeiro de 2019 e este mês.

 

O resultado alcançado pela unidade hospitalar pertencente ao Grupo Rede D’Or em Salvador é cinco vezes maior do que o praticado antes desse período. O feito atual se deve aos investimentos praticados nos últimos anos, com renovação de equipes multidisciplinares, reestruturação e implementação de novos protocolos.
A nefrologista Dra. Ana Paula Baptista, coordenadora de transplante renal do São Rafael, afirmou que, mesmo diante da crise gerada pela pandemia da Covid-19, agosto registrou recorde de procedimentos.

 

Ela acredita no diálogo e no esclarecimento sobre a doação de órgãos e tecidos para mudar a realidade de tantos pacientes que aguardam por um transplante. “Quanto maior o número de pessoas declaradas doadoras, maiores são as chances de aumentar o número de transplantes. Campanhas como o Setembro Verde são essenciais para ampliar o acesso à informação e contribuir para que as famílias compreendam a relevância desse ato. É importante ter essa conversa em casa, avisar se você quer ser um doador. Somente na Bahia, são quase duas mil pessoas na esperança de ser um receptor compatível”, reforça.