A cidade do Rio de Janeiro deve contar com eventos, a partir de outubro, com pessoas sem obrigação de uso de máscara e de distanciamento social. De acordo com as informações confirmadas pelo secretário de Saúde daquela capital, Daniel Soranz, haverá a necessidade, no entanto, de apresentar comprovante de vacinação e de teste negativo para a Covid-19. 

 

"É muito importante a gente separar que, sem máscara e sem distanciamento, somente com população totalmente testada. Ainda é obrigatório usar máscara e distanciamento na cidade. Ainda não é o momento de tirar máscara", ressaltou ele em entrevista à TV Globo. 

 

De acordo com a reportagem, três eventos na cidade do Rio já foram autorizados, sem obrigatoriedade de uso de máscara e de distanciamento social, a partir de outubro - mas nas condições delineadas pelo secretário, de público vacinado e com teste negativo para covid-19.

 

Soranz admitiu que, com recuo gradativo de internações e de óbitos por covid-19 ante o observado em meses imediatamente anteriores, graças ao avanço da vacinação na capital fluminense, "fica cada vez mais difícil" segurar a população carioca em realizar eventos fora das condições sanitárias adequadas, em meio à pandemia.