As doses da vacina contra a Covid-19 Coronavac retidas pelas Anvisa serão substituídas pelo Instituto Butantan. No total, 12,1 milhões de doses foram envasadas numa fábrica não vistoriada e autorizada pela Anvisa, e a agência tem 90 dias para avaliar as condições do local. O Butantan se antecipou e, nesta quarta-feira (15), entregou 1,8 milhão doses em substituição. A previsão é que o volume restante chegue nos próximos 15 dias.

 

Ao todo, o Instituto entregou ao Ministério da Saúde mais 6,9 milhões de doses da CoronaVac. Com parte desse envio, 5,1 milhões de doses, o instituto encerrou o contrato para o fornecimento de 100 milhões de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

O presidente do instituto, Dimas Covas, repetiu que não existe questionamento sobre a qualidade das vacinas quarentenadas pela Anvisa - o que já foi atestado pela Sinovac, pelo controle de qualidade do Butantan, e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

 

“Esse procedimento de quarentena que foi instituído pela Anvisa trata-se de regularização documental em relação ao local de fabrico lá na China”, explicou o presidente do instituto. “Como é um processo que pode demorar, nós começamos a substituição das doses, porque o que importa é que as vacinas sejam aplicadas o mais rapidamente possível”, completou.

 

Um cronograma de entrega das cerca de 8 milhões de doses a serem substituídas já está em andamento e deve ser concluído até o final do mês. O Butantan informou que as vacinas retidas, depois que forem liberadas pela Anvisa, serão utilizadas em outros cenários, como o fornecimento de imunizantes para estados e países com quem o instituto tem compromisso.