O governo da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (16), a abertura do edital para contratação da empresa que fará a reforma do espaço em que será instalado Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, na capital baiana. O projeto foi prometido pelo governador Rui Costa em 2016, após o ouro olímpico de Robson Conceição, mas até então não havia saído do papel (lembre aqui). O pugilista, inclusive, vem cobrando o petista sobre o tema (veja aqui).
Segundo divulgado pelo governo, o centro representa um investimento de R$ 4,2 milhões e vai funcionar no Largo de Roma, na Cidade Baixa. O objetivo é garantir as condições adequadas para a prática do esporte e o desenvolvimento dos atletas baianos das modalidades, que têm se destacado em disputas nacionais e internacionais, a exemplo das Olimpíadas.
A obra inclui a reforma de um prédio com pavimento térreo e mezanino, anexado a um galpão com cobertura e estrutura metálicas. Estão previstas ainda a substituição da cobertura do galpão e a abertura de vãos para ventilação cruzada e saídas para o pátio lateral com jardim, que será parcialmente coberto por uma pérgola de madeira, ligando o estacionamento ao espaço de convivência com vista para o mar.
O equipamento terá vestiários feminino e masculino, acessíveis para Pessoas Com Deficiência (PCD). No hall de entrada, haverá área para mesas e atendimento ao público. O projeto prevê também um refeitório mobiliado com mesas e sofás, para descanso e interação entre os atletas.
Depois da obra concluída pela Conder, o centro ficará sob a gestão da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), que vai adquirir os equipamentos necessários para a prática do boxe e das lutas marciais. Essa nova licitação será realizada pela Sudesb no dia 6 de outubro.