O PIB do agronegócio baiano registrou um crescimento de 8,5% no segundo trimestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A alta, divulgada nesta terça-feira (14) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) é superior ao crescimento da economia baiana que, no período, subiu 6,7%.

 

O diretor de estatísticas da SEI, Armando de Castro explica que o crescimento do Produto Interno Bruto do agronegócio - composto pelo setor de insumos para produção agrícola e pecuária,  indústria de produtos agro e também transportes e comercialização dos produtos -, em moeda totalizou R$ 33,8 bilhões, correspondendo a 35% de toda a economia do estado no segundo trimestre.

 

De acordo com o levantamento da Superintendência,  no segundo trimestre, todos os subsegmentos do agronegócio registraram expansão com destaque para a agroindústria e a própria produção agrícola. "Entre as culturas que mais contribuíram para o bom desempenho do agronegócio baiano, destacam-se: a produção física de soja com crescimento de 12,6%; banana com crescimento de 3,4%; uva (15,3%) e batata (93,5%). Por outro lado, as culturas de milho, feijão, algodão, mandioca e tomate têm registrado queda na produção física", revelou a pasta.

 

Foto: Reprodução / SEI 

 

De acordo com os especialistas da SEI, a elevação da participação do agronegócio no PIB da Bahia no segundo trimestre é resultado de dois fatores. O primeiro é relacionado à questão sazonal visto que a maior parte da produção agrícola da Bahia é centralizada no segundo trimestre, a exemplo da colheita de soja. O segundo fator está associado aos movimentos de preços que tem acompanhado praticamente todos os produtos agrícolas.

 

"A contínua elevação nas cotações internacionais dos produtos agrícolas tem beneficiado o setor no sentido de elevar a sua participação na economia baiana, na medida em que maiores preços dos produtos implicam em crescimento nominal do Valor Adicionado (VA). Esses dois fatores, juntamente com o crescimento na produção física, têm sido determinantes para o crescimento de participação do agronegócio na economia baiana", apontou o levantamento.