A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta terça-feira (17) a Operação Tabapy, que investiga uma associação criminosa especializada na importação, transporte e distribuição de cigarros paraguaios, atuante no sudoeste baiano. Cerca de 80 policiais federais cumprem 20 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nas cidades de Guanambi, Luís Eduardo Magalhães e Palmas do Monte Alto.

A operação se baseia em uma investigação iniciada em agosto de  2020, identificando-se uma associação criminosa sediada em Guanambi, atuante no contrabando de cigarros importados ilicitamente do Paraguai e distribuídos em todo o sudoeste da Bahia. Durante o período investigado, o grupo movimentou mais de R$ 160 milhões em contas bancárias de pessoas vinculadas à associação.

Além das medidas de busca e apreensão e prisão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis em até R$ 42.178.114,50, tornando-os indisponíveis para alienação e transferência.

Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando de cigarros, associação criminosa e sonegação fiscal.

Deixe seu Comentário