A última edição do Selo UNICEF 2017-2020 foi marcante para Itaberaba. A cidade conquistou a certificação e ficou entre 431 cidades do Brasil que alcançaram esse feito, seleto grupo composto por 8% de todas os municípios do país. O Prefeito Ricardo Mascarenhas e o vice prefeito David dos Anjos assinaram nessa sexta-feira (06) o termo de adesão, formalizando a participação de Itaberaba na próxima edição (2021-2024).

Ao longo dos últimos 4,5 anos várias políticas públicas voltadas para infância e juventude foram desenvolvidas em Itaberaba, e a temática se tornou parte da Gestão. Com a formação do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, a juventude se apropriou do lugar de fala durante as etapas do selo e, de forma organizada, discutiram pontos fundamentais para o desenvolvimento dos jovens e propuseram ações junto à gestão pública municipal.

Outro órgão essencial nesse processo é o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que atua lado a lado com o NUCA, mediando sociedade e poder público, trazendo legalidade aos pleitos e garantindo os direitos. Consequentemente, ampliando a participação das crianças e adolescentes na construção das políticas públicas voltadas para esse público.

Itaberaba já avançou muito em iniciativas e projetos voltados para crianças e adolescentes. E segue nessa jornada, em paralelo à corrida pela conquista na atual edição do Selo, implantando projetos efetivos para a juventude, que transformam vidas e marcam a história desses jovens e suas famílias.