As mudanças climáticas causadas pelos seres humanos recentemente são irrefutáveis e irreversíveis. Além disso, elas levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta. A avaliação está presente no novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado nesta segunda-feira (9). 

 

"Muitas das mudanças observadas no clima não têm precedentes em milhares, centenas de milhares de anos. Algumas das mudanças - como o aumento contínuo do nível do mar - são irreversíveis ao longo de centenas a milhares de anos", indica o relatório feito pelo órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

De acordo com o G1, essa conclusão foi extraída de um dos tópicos do documento, intitulado "Climate Change 2021: The Physical Science Basis" - "Mudanças Climáticas 2021: As Bases da Ciência Física", em tradução livre. 

 

O portal destacou as seguintes avaliações: o papel da influência humana no aquecimento do planeta é considerado inequívoco e inquestionável; todas as regiões do globo são afetadas por eventos extremos como ondas de calor, chuvas fortes, secas e ciclones tropicais provocados pelo aquecimento global; a tendência é de que a temperatura continue a subir até meados deste século em todos os cenários projetados para as emissões de gases de efeito estufa; se não houver redução forte e profunda nas emissões de CO² e outros gases, o aquecimento de 1,5ºC a 2ºC será ultrapassado ainda neste século; reduções fortes e sustentadas na emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa ainda podem limitar as mudanças climáticas; e, se as reduções ocorrerem, ainda pode levar até 30 anos para que as temperaturas se estabilizem.

 

Todos esses dados integram apenas a primeira etapa do relatório do IPCC. De acordo com a publicação, as duas próximas publicações vão abordar como lidar com o aquecimento e quais as estratégias para evitar um aumento ainda maior da temperatura.

Deixe seu Comentário