Teve início nesta segunda-feira (19), o Curso de Capacitação para Atuação na Ronda Maria da Penha em Itaberaba.

Com a instalação da unidade da Ronda Maria da Penha no município, as Secretarias de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e da Segurança Pública (SSP) estão realizando o curso para qualificar policiais militares que atuarão no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

O Curso é realizado sob a supervisão do Instituto de Ensino da Polícia Militar da Bahia e Coordenação da Ronda Maria da Penha e teve sua aula inaugural com a presença do Comandante do 11º Batalhão, Ten Cel PM Lanzillotti, da Capitã PM Lucimar, Subcoordenadora da Ronda Maria da Penha, das representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Kaliana Fontes e Ivana Patrícia, representantes do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Itaberaba e demais servidores da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania.

O curso acontece no auditório do Céu das Artes em Itaberaba e segue até esta sexta-feira, 23, com uma turma composta por 20 alunas e alunos pertencentes à Polícia Militar e componentes da Rede de Enfrentamento contra a Violência Doméstica e Familiar. A capacitação aborda temas e instruções para fins da instalação da Ronda Maria da Penha em Itaberaba e Itatim com conteúdos como Gênero, Lei Maria da Penha, Feminicídio, Rede de Enfrentamento contra Violência contra a Mulher, Legislação Aplicada, Análise de Risco e Protocolos para atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência.

Essa etapa de capacitação visa sensibilizar os agentes públicos para compreender o fenômeno da violência contra a mulher e agir a partir dessa compreensão, dentro das políticas existentes de proteção às mulheres no município.

Além do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, que realiza atendimentos, orientações e encaminhamentos no âmbito Psicológico, Social e Jurídico, a Ronda Maria da Penha é mais um reforço na proteção das nossas mulheres e para fortalecer o enfrentamento são necessárias ações e estratégias de prevenção, além da capacitação dos profissionais da Segurança Pública que atuem diretamente na Ronda, por meio de curso e oficinas de conscientização.

Criada em março de 2015, em Salvador, a Ronda Maria da Penha atua na qualificação, prevenção e repressão nos atos de violação de dignidade à mulher e na garantia do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência.

Deixe seu Comentário