A Policlínica Regional de Saúde, construída no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, será entregue neste sexta-feira (23). Essa será a 20ª unidade erguida pelo governo Rui Costa (PT) para regionalizar a saúde e ampliar e qualificar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). E o ato inaugural já mobiliza comitivas dos municípios consorciados que vão gerir a policlínica, assim como mobiliza o cerimonial do governo estadual.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), é o presidente do Consórcio de Saúde ‘Chapada Unida’, órgão criado para administrar a unidade de saúde e está às voltas com os últimos preparativos para o dia da inauguração. Em sua rede social, o gestor chapadeiro publicou uma foto visitando as instalações para comprovar se está tudo em ordem e equipamentos instalados.

O prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, foi um dos gestores que visitou o equipamento público em Itaberaba | FOTO: Divulgação |

“A máscara está escondendo o sorriso e o orgulho para a entrega da nossa Policlínica da Chapada. Faltam poucos dias, aliás, podem começar a contagem regressiva”, declara Ricardo, que no dia da inauguração vai recepcionar também os prefeitos do municípios que, com ele, formam o colegiado do Consórcio ‘Chapada Unida’.

Já o governador Rui Costa relatou que as Policlínicas Regionais de Saúde inauguradas em sua gestão já contabilizaram mais de 2 milhões de atendimentos, entre consultas e exames, até junho deste ano. O chefe do Executivo baiano tembém anunciu a inaguração da unidade de Itaberaba.

“Na próxima sexta, mais uma unidade chega para somar ao clã da regionalização da saúde, totalizando 20 equipamentos do Governo do Estado que assumem a missão de promover ações de saúde pública assistencial e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. Dessa vez, em Itaberaba na Chapada Diamantina”, sintetiza Rui.

Mais de 300 municípios baianos passam a ter a cobertura das policlínicas | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

De acordo com o governador, até o final do ano, a Bahia vai contar com 25 Policlínicas Regionais de Saúde. “Atualmente, mais de nove milhões de baianos já contam com a cobertura dos equipamentos, mais de 60% da população. Isso nos deixa orgulhosos. Eu gosto de registrar que, em mais de 90% dos municípios da Bahia, nem as clínicas particulares possuem equipamentos como o tomógrafo, a ressonância magnética e o rastreador de câncer de mama que estão sendo entregues aqui. Nós estamos levando saúde de qualidade para todo o estado”.

As policlínicas oferecem especialidades médicas para consultas nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia (a depender do perfil epidemiológico da população da região).

E os exames que podem ser feitos na unidade são ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergometrico, mapa, holter, eletroencefalograma, Raio-X de 500Am, eletrocardiograma e endoscopia.

Micro-ônibus devem ser entregues aos municípios consorciados | FOTO: Divulgação |

Ainda tem exames de colonoscopia, nasolaringoscopia, entre outros ligados à especialidade de oftalmologia. As policlínicas também oferecem procedimentos como vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias, cuidados com o pé diabético, biópsias (mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral etc. – a depender do perfil da policlínica).

Os municípios consorciados da Policlínica Regional de Saúde da Chapada Diamantina, com sede em Itaberaba são: Itaberaba, Seabra, Nova Redenção, Utinga, Wagner, Ibiquera, Iaçu, Marcionílio Souza, Andaraí, Abaíra, Boninal, Macajuba, Ipirá, Iraquara, Lençóis, Boa Vista do Tupim, Itaetê, Piatã, Ibitiara, Souto Soares, Iraquara, Lajedinho, Novo Horizonte, Palmeiras, Mucugê e Ruy Barbosa.

Vale ressaltar que todos esses municípios estão treinando o pessoal de saúde que vai se encarregar de marcar as consultas e cuidar do transporte de pacientes até a sede da unidade, por isso o governo do estado também deve entregar micro-ônibus para o translado dos pacientes. Maiores informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade.

Por: Jornal da Chapada

Deixe seu Comentário