A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera dar início a produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina contra a Covid-19 neste mês. O imunizante passará a ser 100% nacional. O contrato para transferência de tecnologia, que permitiu que a fundação fabricasse o IFA, foi assinado nesta terça-feira (2).  

 

De acordo com a CNN Brasil, nesta quarta-feira (2) chegam ao Brasil os bancos de células e de vírus, materiais essenciais e considerados "o coração" da tecnologia para a produção da vacina.

 

A partir da fabricação de IFA em solo nacional, a Fiocruz espera produzir, por mês, cerca de 15 milhões de doses da vacina na fábrica de Bio-Manguinhos.

 

Atualmente o laboratório depende de matéria prima importada, fato que tem atrasado a produção de vacinas. No mês passado a Fiocruz chegou a paralisar a produção. O problema também é enfrentado pelo Instituto Butantan, responsável pela fabricação da Coronavac.

 

Apesar da expectativa de início da produção do IFA pela Fiocruz, a reportagem da CNN destaca que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, 100% nacionais, só devem ser entregues em outubro.

Deixe seu Comentário