Começa nesta terça-feira, 13, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Itaberaba. A campanha será dividida em fases, e seguirá um cronograma de atendimento estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde. Na primeira etapa, o público prioritário são as crianças de 6 meses a menor de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto) e profissionais de saúde.

A vacinação contra a Influenza, além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, ganha outra importância neste momento de pandemia. A imunização ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, evita que as pessoas procurem atendimento médico e o sobrecarregue ainda mais o sistema de saúde.
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação conjunta das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza. É preciso aguardar um intervalo de 15 dias para a aplicação dos dois imunizantes.

Todas as Unidades de Saúde do município estarão disponíveis para a aplicação da vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar documento com foto, cartão SUS e cartão de vacina. A Campanha se estende até o dia 9 de julho, e a expectativa é vacinar 90% dos grupos prioritários contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe.